Lecitina de Soja - Uma aliada do cérebro e auxilio no controle do colesterol.

Posted by MHS Produtos Naturais

 Se existe um alimento polêmico que hora é apontado como benéfico e hora como vilão, este tem nome: SOJA.

O motivo de se questionar a soja, segundo o grupo de ativistas ecologicamente corretos, é o fato dela hoje ser modificada geneticamente, ou seja, transgênica, palavra que mais assusta do que realmente signifique algo perverso para a saúde, pelo menos se baseando nos estudos atuais, que ainda não conseguem comprovar tal fato, mas que só mesmo o tempo, com o uso contínuo na alimentação humana, trará a certeza de sua segurança.

As evidências atuais ainda pendem no sentido de entender que vários nutrientes encontrados na soja têm potenciais benefícios à saúde. É importante compreender que a soja é composta de várias partes diferentes, como a fração oleosa e outra fração proteica. Algumas proteínas da soja, como a dadzeína e genisteína tem comprovadamente benefícios na diminuição dos sintomas da menopausa, fato amplamente comprovado por estudos.

Na fração oleosa da soja é que encontramos a lecitina, composto orgânico (fosfolipideos ) formado por um ou mais ácidos graxos associados à outros nutrientes como serina, colina, inositol, formando fosfatidilserina, fosfatidilcolina e fosfatidilinositol, respectivamente, além do ácido fosfatídico, cálcio, fósforo e vitamina E. Este grupo de substâncias é chamado de LECITINA. A lecitina pode ser encontrada naturalmente na soja, gema de ovo, gérmen de trigo e semente de girassol como também pode ser "produzida" em maior escala pela indústria através de técnicas bioquímicas.

Muito utilizado pela indústria alimentícia, pelo seu poder emulsificante, ou seja, ajuda que a parte líquida do alimento se misture homogeneamente com a parte oleosa dele, trazendo estabilidade à esta mistura, a lecitina de soja é figura fácil na confecção de chocolates, biscoitos, leite em pó, margarinas, sorvetes, massas e panificação. Até mesmo na indústria cosmética é utilizada, como cremes e pomadas.

Os benefícios da lecitina de soja para a saúde humana, utilizados como suplemento alimentar em cápsulas, já foram comprovados por estudos nas últimas décadas. Seus componentes mais estudados e a alegação de seus benefícios, são a fosfatidilserina, colina e o fosfatidilinositol.

Alguns estudos avaliaram os efeitos da fosfatidilserina e seus benefícios mais evidentes foram:

• Melhora da cognição, ou seja, funções cerebrais como atenção e memorização em idosos com doença degenerativa cerebral

• Melhor tolerância ao estresse em indivíduos submetidos à ambientes estressores, por provável ação da fosfatidilserina no eixo hormonal hipotálamo-hipófise-supra renal, equilibrando níveis de cortisol que é o hormônio responsável pela adaptação do organismo em situações desfavoráveis.

Já a colina é um nutriente fundamental na formação da acetilcolina, sendo este um dos neurotransmissores responsáveis pela memorização e retenção da informação pelo cérebro. Por este motivo, estudos concluíram que a lecitina de soja favoreceu a saúde cerebral em adultos e idosos. Outra função importante da colina é atuar na preservação de algumas funções do fígado, como na produção da bile e digestão adequada dos alimentos, além de ser fundamental para a renovação das células hepáticas (hepatócitos). Estudos mostraram o efeito protetor da lecitina de soja no fígado de ratos expostos à ingestão crônica de álcool.

Vários outros estudos também mostraram que a lecitina de soja ajuda no controle dos níveis sanguíneos do colesterol no sangue, diminuindo o colesterol "ruim" ( LDL ) e aumentando o "bom" colesterol ( HDL ), fato que talvez explique porque o consumo de pelo menos 25 gramas de soja por dia pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Outro mecanismo de ação da lecitina de soja é diminuir a formação de placas de gordura nas artérias, diminuindo o risco de ataques cardíacos e melhorando a circulação sanguínea.

 

Entre em contato com a MHS Produtos Naturais.